Servidores finalizam treinamento sobre acolhimento a servidores em áreas de violência

Servidores da Secretaria Municipal de Gestão (SEMGE) concluíram na última sexta-feira (1º) o treinamento especial realizado pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) para a implementação de programa em órgãos da Prefeitura de Salvador que estão em áreas de risco e conflito. A iniciativa acontece por intermediação do Gabinete da Vice-Prefeita Ana Paula Matos, através do seu Escritório de Cooperação Internacional.

A metodologia Acesso Mais Seguro (AMS) busca reduzir as consequências da violência armada na disponibilização dos serviços públicos essenciais, através da implementação de protocolos de gestão de riscos e crises. Já a metodologia Comportamentos Mais seguros (CMS) visa instruir e capacitar o servidor para que o mesmo, através da análise de contexto, possa identificar os sinais, mitigar os possíveis riscos, para assim minimizar uma eventual crise em uma situação de violência.

A necessidade do convênio se deu a partir de episódios cada vez mais frequentes de violência urbana, obrigando o fechamento de órgãos e a interrupção de serviços públicos da Prefeitura de Salvador, sobretudo em equipamentos das Secretarias de Saúde, Educação e Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer, como escolas e postos de atendimento médico. O treinamento da Cruz Vermelha teve o objetivo de capacitar os pontos focais das secretarias envolvidas para que os mesmos possam disseminar e replicar os programas em suas unidades.

Além da metodologia proposta pela Cruz Vermelha, outra inovação será a implantação de uma plataforma de gestão e aplicativo móvel que serão utilizados pela equipe de servidores, com o objetivo de propiciar uma comunicação mais rápida durante a gestão da crise e também otimizar a coleta, o monitoramento e a análise de dados. A ferramenta oferece ainda recursos que otimizam a comunicação interna para que ações de resposta em gestão de estresse sejam direcionadas aos profissionais das unidades contempladas pelo programa.

“O desenvolvimento e orientação de um comportamento mais seguro apresentado pela metodologia e protocolos da Cruz Vermelha trarão impactos extremamente positivos para a construção da cultura da prevenção no âmbito municipal, além de potencializar a redução de riscos inerentes aos acidentes de trabalho e doenças ocupacionais,” esclarece Veronice Oliveira, Técnica de Segurança do Trabalho da SEMGE.

Fonte: ASCOM/SEMGE