SEMGE promove seminário para tratar medidas de combate ao assédio no trabalho

Visando conscientizar os servidores públicos municipais a combater as práticas de abuso e as várias formas de assédio no ambiente de trabalho, a Secretaria Municipal de Gestão (SEMGE) realizou nesta terça-feira (8) o seminário Assédio, ações de prevenção e combate.

A abertura do evento ficou a cargo da subsecretária da SEMGE, Rafaella Pondé, que recepcionou a palestrante Eurenildes Reis Ferreira, psicóloga da Secretaria Municipal da Saúde. Durante a sua exposição, Eurenildes falou sobre as tipologias de assédio, como a moral e a sexual, reforçando a importância do acolhimento, por partes dos colegas, em situação de assédio. “É preciso que ele supere o seu medo, seja solidário com o seu colega. Se a gente não denuncia, se a gente se cala, o agressor vai se sentindo cada vez mais agressivo”, salientou.

Em 2006 foi publicada a lei n°  6.986, que dispõe sobre a caracterização do assédio moral nas dependências da administração pública e a aplicação de penalidades. Segundo Eurenildes, o assediador pode ser punido com advertência, suspensão, multa e, inclusive, demissão.

Para a palestrante, os diversos serviços de saúde que compõem as redes de atenção têm papel fundamental na identificação e na resolução dos transtornos mentais relacionados ao trabalhador que sofre o assédio.

“Os gestores, o próprio RH, devem desenvolver ações que evitem que casos de assédio ocorram ou se repitam”, ressaltou Eurenildes.

Fonte: ASCOM SEMGE