SEMGE promove palestra para reforçar o combate à violência contra a pessoa idosa

Visando reforçar a conscientização dos servidores públicos municipais para intensificar o enfrentamento à violência contra a pessoa idosa, a Secretaria Municipal de Gestão (SEMGE) convidou a defensora pública Laise de Carvalho, titular da 2º DP Especializado de Proteção aos Direitos da Pessoa Idosa, para ministrar palestra sobre o tema. A iniciativa foi do Fundo Municipal de Previdência do Servidor (FUMPRES), órgão vinculado à SEMGE, e aconteceu nesta quarta-feira (2) no auditório da secretaria, com a participação de servidores e demais convidados.

Durante a sua exposição, Laise de Carvalho destacou os diversos problemas que envolvem as relações com as pessoas idosas, a exemplo do idadismo, tipo de discriminação por causa da idade, além dos gêneros de violência. Ela ainda salientou o processo de envelhecimento dos brasileiros, apontando dados do IBGE. “A população de 0 a 30 anos diminuiu, por outro lado, houve um aumento da população de 60+”.

Presente no evento, o subsecretário da SEMGE e diretor geral da FUMPRES, Daniel Ribeiro, reforçou o compromisso da Prefeitura de Salvador com as práticas para combater a discriminação contra a pessoa idosa e a melhoria contínua do atendimento a este público, sejam servidores ou mesmo cidadãos que acessam os serviços da gestão. Segundo Daniel, a média de idade dos servidores da capital baiana vem aumentando um ano a cada ano. Em 2023, a média da faixa etária do funcionalismo é de 50 anos. “Estamos numa Secretaria de Gestão que cuida de servidores ativos e inativos, e o processo de envelhecimento é cada vez mais atual, porque cada vez mais a sociedade vive mais”, destacou o subsecretário.

Fonte: ASCOM SEMGE