SEMGE promove o Dia do Estagiário e reúne 600 estudantes que atuam na prefeitura

A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Gestão, reuniu nesta quarta-feira (6) estagiários que atuam em diferentes órgãos municipais, entre secretarias, autarquias, fundações e empresas, para um evento no Hotel Fiesta, no Itaigara. O encontro, cuja programação especial envolveu palestra e apresentações, foi aberto pelo prefeito Bruno Reis, ao lado do secretário da SEMGE, Rodrigo Alves. O evento faz parte das celebrações em alusão ao Dia do Estagiário, comemorado em 18 de agosto.

O prefeito relembrou sua trajetória, de jovem estagiário até chegar a chefe do Executivo municipal, que sempre foi o seu sonho. O gestor contou que sua primeira experiência em estágio na Câmara Municipal surgiu a partir de um convite quando ainda estudava Direito e tinha a intenção de prestar concurso.

Com o auditório lotado e mais de 600 estagiários presentes, o encontro teve sorteio de brindes como mochilas, suportes para celular, garrafas e squeezes, fones de ouvido, livros e agendas.

O secretário de Gestão avaliou que este momento é importante para os estagiários, ao pontuar que esse é um dos três grandes eventos que o Município faz no ano para os servidores dentro do calendário da gestão. “São eventos grandes, hoje esperamos 500 pessoas e temos mais de 600 com uma grande adesão dos estagiários. Será um dia lúdico, com bandas fazendo a interação e integração, mas também temos a palestra, aprendizado e a fala do Prefeito para entender a missão na cidade”, disse Alves.

O titular da SEMGE ainda salientou que o evento serve também como um estímulo, já que muitos funcionários atualmente efetivos da gestão municipal foram estagiários em algum momento. “Nosso prefeito foi estagiário da Câmara de Vereadores e, 20 anos depois, se tornou prefeito, passando por secretarias e diversas posições. É uma construção, eles estão em uma etapa da vida e vamos convidá-los para ambicionar os projetos mais altos, sempre com foco no retorno da prestação de serviço à cidade”, apontou.

Alves citou o programa Nossos Talentos, que oferta 42 vagas para Ensino Médio e Ensino Superior, valorizando os estagiários. “Essas contratações são fruto de uma legislação específica, com regra, decreto, um processo para que os melhores quadros possam ser aproveitados pelo município, para que possam contribuir por mais dois anos. Temos também o programa crescente de estágio da Smed, que deve aumentar as vagas nos próximos meses”, afirmou.

Atualmente, a Prefeitura de Salvador tem cerca de mil estagiários, entre níveis médio e superior. Entre as medidas promovidas pela gestão para valorizar aqueles que integram o segmento, foi criado o Programa Nossos Talentos, que tem como objetivo a continuidade da experiência profissional do aprendiz na gestão pública municipal, através de nomeação em cargo comissionado.

Experiência – Estagiário da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec) há um ano, atuando no programa Agentes do Empreendedorismo no Parque Social, Lucas de Oliveira Guerra, de 20 anos, define a experiência como um aprendizado, já que é o seu primeiro estágio. Cursando Administração de Empresas, ele conta que a equipe foi bem acolhedora, oferecendo palestras, cursos e capacitação.

“Isso me ajudou a aprender muito, realmente me ajudaram a crescer não só como profissional, mas como pessoa. Gostaria de ser efetivado, mas tenho sonho de fazer concurso público”, disse.