SEMGE inicia curso de Comunicação Oral e Escrita voltado para servidores municipais

A Secretaria Municipal de Gestão (Semge) iniciou, nesta terça-feira (11), um Curso de Noções Básicas de Comunicação Oral e Escrita, voltado para servidores da Prefeitura de Salvador. A iniciativa, que acontece dentro do Programa de Formação Continuada para servidores, tem foco em comunicação assertiva, nos impactos da comunicação do pessoal, no diálogo com cidadãos e público interno. As aulas abordam habilidades do diálogo (falar, escutar e silenciar); comunicação respeitosa e não discriminatória; atenção à linguagem formal no exercício da função pública e objetividade nas linguagens oral e escrita, dentre outros temas. Com carga horária de 12h, os encontros acontecem até esta quinta-feira (13), sempre das 8h às 12h, no auditório da Semge, no Largo dos Aflitos. De acordo com Oilda Rejane Ferreira, coordenadora de Ações Transversais da Secretaria da Reparação (Semur) e facilitadora do projeto, as aulas trazem para os servidores as noções do diálogo dentro e fora da Prefeitura, com foco na comunicação assertiva e como dialogar da forma correta nos públicos interno e externo.

“A comunicação é a base das relações, então precisamos entender como usar os elementos, não necessariamente entendendo o conteúdo como alguém trouxe, mas entender para que serve tal publicação, qual a função, com objetividade, de acordo com a especificidade que o documento precisa”, declara Oilda.

Servidora da Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência e Proteção Animal (Secis), Maria Luísa Silva, de 42 anos, estava animada com a capacitação. “Eu espero extrair bom conteúdo para a minha profissão, pois eu sou bacharel em Comunicação Social, já passei por setores da comunicação pública e vai ser útil também para os planos que eu tenho de atuar na comunicação privada, como rádio e televisão. O curso também contribui para melhorar a expressão oral, além de ajudar no exercício da minha função na administração pública, a exemplo da redação oficial em documentos como comunicação interna, ofícios, comunicados e avisos”.

Para Paulo Pinheiro, 46 anos, coordenador administrativo da Procuradoria Geral do Município (PGMS), saber comunicar bem é essencial, especialmente no setor público. “Temos que nos comunicar diariamente com os órgãos e com o nosso público-alvo, que é bem variado. Se você não souber utilizar a comunicação de forma adequada e correta, você acaba errando muito. Esse curso é uma oportunidade de me capacitar na área comunicacional, que é um tema sério e relevante”. Desde janeiro, a Semge já promoveu 27 formações destinadas aos servidores. Toda semana, há turmas com foco na Gestão de Documentos Oficiais E-Salvador e, em maio, entre os dias 9 e 11, está prevista mais uma turma de Comunicação Oral e Escrita. Ao final do curso, os participantes receberão um certificado, desde que tenha a frequência mínima de 75% da carga horária.

Reportagem: Ana Virgínia Vilalva/Secom