Logo Prefeitura de Salvador

SEMGE encerra Outubro Rosa com painéis temáticos para servidores

A Secretaria Municipal de Gestão (Semge) promoveu, na manhã desta terça-feira (31), o evento “Outubro Rosa: da prevenção ao autocuidado”. A ação, com foco nos servidores municipais, ocorreu em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) e o Hapvida no auditório da Semge, nos Aflitos. 

Na ocasião, foram realizados dois ciclos de palestras, com os temas “Cuidado emocional e estilo de vida como prevenção ao câncer de mama” e “Autoestima como ferramenta de superação ao câncer da mama”. Também foram oferecidos exames de glicemia, aferição de pressão e orientação para prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), com entrega de material.   

A subsecretária de Gestão, Rafaella Pondé, recepcionou os participantes do encontro e relatou que perdeu a mãe em decorrência de um câncer de mama. “Nós trabalhamos com pessoas e, a partir do momento em que elas são o centro do nosso trabalho, é preciso estar atento, principalmente quando se trata de saúde. É muito importante que as pessoas procurem se cuidar, pois este tipo de doença vem acontecendo com muita frequência”. 

A gestora da SPMJ, Fernanda Lôrdelo, afirma que a palestra é uma forma de ‘cuidar de quem cuida’, de conversar com funcionários da gestão sobre a importância do autocuidado, de ir para o médico e como isso impacta na vida da mulher. “A proposta é ensinar e falar para elas que, para cuidar do próximo, é preciso se cuidar primeiro. O câncer de mama é o que mais mata no Brasil, e o câncer de colo de útero está entre os três primeiros que matam mulheres no país”, alertou. 

Atuando na área de processos da Transalvador há mais de 20 anos, Vera Lúcia Santos fez questão de se inscrever para participar do evento. “Eu sempre participo das palestras, recebi um aviso no webmail e é muito gratificante ter essa oportunidade. É fundamental conhecer mais sobre o câncer de mama até para espalhar a informação. Tem gente que não tem noção do que é isso aqui. É muito importante”. 

O coordenador Administrativo da Semge, Eduardo Andrade, era um dos poucos homens presentes na palestra. “Cada vez mais há uma necessidade das pessoas se informarem, pois é algo agregador. Como homem, acho fundamental participar, até para difundir também, pois nosso papel aqui é, esse. E quanto mais informação chegar, mais fácil é se cuidar”.   

Reportagem: Ana Virgínia Vilalva/Secom PMS 

Skip to content