Logo Prefeitura de Salvador

Semge conclui primeira etapa de mentoria para soluções de problemas complexos

Diretoria de Governança e Projetos foi uma das 20 selecionadas no Brasil

Parceria entre o Gnova Lab, Laboratório de Inovação em Governo da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), a Catálise Social e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD, a Semge concluiu nesta quarta-feira (6) o primeiro módulo da mentoria do Programa CoLabs sobre gestão para inovação de equipes de alta performance. A Semge, através da Diretoria de Governança e Projetos (DGG), foi uma das 20 organizações no Brasil selecionadas para o programa, cujo objetivo é desenvolver competências em inovação para o enfrentamento de problemas públicos complexos, sobretudo de grandes metrópoles como Salvador. A iniciativa busca ainda compartilhar abordagens que possam servir como inspiração e exemplo para outras cidades.

Diretor da DGG, Reynaldo Neto acredita que a mentoria do CoLabs apresentará “metodologias concretas de inovação para o aprimoramento da gestão pública, o que conversa muito com o papel sistêmico da Semge para apoiar os demais órgãos e entidades da Prefeitura”, pontua.

O CoLabs tem duração de 1 ano e dois meses e a mentoria é desenvolvida 100% online. Dividida em três módulos, a Jornada CoLabs começou com o primeiro módulo em outubro e segue até dezembro de 2024. Nesta primeira etapa, o objetivo foi ampliar as capacidades de gestão das equipes de inovação no setor público, oferecendo apoio técnico para acelerar a estruturação das unidades e o desenvolvimento dessas equipes.

Carla Sacramento é Analista de Processos da Diretoria de Governança e Projetos da Semge e também participa do CoLabs. Para ela, “a expectativa da equipe é estruturar o Escritório de Soluções Inovadoras e ampliar o portfólio de ferramentas ágeis da Diretoria, reforçando assim as ações sistêmicas da nova estrutura junto aos outros Órgãos e Entidades”.