Comitê de Acompanhamento das Despesas de Custeio e de Pessoal inicia atividades

Criado para acompanhar e avaliar, sistematicamente, o desempenho da execução dos gastos de secretarias e entidades municipais, o Comitê de Acompanhamento das Despesas e Custeio e de Pessoal iniciou suas atividades na tarde desta terça-feira (15). A primeira reunião realizada na sede da Secretaria de Gestão (Semge), que contou com a participação da titular da pasta, Sônia Magnólia, teve como objetivo delinear as ações e medidas para o realinhamento dos gastos públicos.

De acordo com a secretaria, o Comitê chega em uma hora importante, não só por conta da crise econômica que abate todo o país, mas também pela conscientização na qualidade dos gastos públicos. “É preciso ter uma maior atenção com o gasto público, racionalizar e otimizar os custeios”, enfatizou.

Sônia Magnólia destacou que será preciso avaliar onde está o maior “ofensor” do gasto em cada unidade da prefeitura, ou seja, o que mais pesa no orçamento de cada secretaria ou órgão, para que novas práticas de controle sejam aplicadas. “Vamos trabalhar em conjunto com secretários e dirigentes dos órgãos para que possamos otimizar e melhorar a qualidade dos gastos públicos”.

O Comitê, que vai se reunir quinzenalmente, é composto por representantes da Casa Civil, das Secretarias de Gestão (Semge) e Fazenda (Sefaz), Procuradoria Geral do Município (PGMS) e Controladoria Geral do Município (CGM).