Logo Prefeitura de Salvador

CIG

Comitê Interno de Governança (CIG)

A Política de Governança representa um marco fundamental para a Administração Pública Municipal de Salvador, definindo diretrizes e princípios que orientam a gestão transparente, responsável e eficiente dos recursos e serviços públicos. Instituída pelo Decreto Municipal nº 37.837/2023, essa política reflete o compromisso da gestão em promover a excelência na administração e atender às demandas e expectativas da sociedade.

Parte integrante dessa política é o Comitê Central de Governança (CGOV), um órgão colegiado consultivo e deliberativo, responsável por fomentar, estabelecer e gerenciar a institucionalização da Governança em toda a estrutura do Poder Executivo Municipal. O CGOV é composto por representantes de importantes Secretarias Municipais, como a Casa Civil, a Secretaria de Governo (SEGOV), a Secretaria Municipal de Gestão (SEMGE), a Secretaria Municipal da Fazenda (SEFAZ), a Controladoria Geral do Município (CGM) e a Procuradoria Geral do Município (PGMS).

Além disso, como parte da estratégia de implementação da política, o estabelecimento dos Comitês Internos de Governança (CIGs) em cada uma das secretarias municipais desempenha um papel fundamental. Esses colegiados, de caráter consultivo e propositivo, têm a responsabilidade de promover, supervisionar e orientar as práticas de governança dentro de suas respectivas áreas, garantindo a efetiva implementação das diretrizes estabelecidas pelo CGOV e contribuindo para a consolidação de uma cultura organizacional pautada pela transparência, integridade e eficiência.


Nesse contexto, a SEMGE desempenha um papel importante como Secretaria Executiva do CGOV e na promoção e supervisão das boas práticas de Governança em Salvador, especialmente através de sua Diretoria de Governança e Projetos (DGG). A DGG fornece suporte para a implementação das diretrizes de governança estabelecidas pelo CGOV, trabalhando em estreita colaboração com os Comitês Internos de Governança (CIGs) das demais secretarias municipais. Essa colaboração visa fortalecer as práticas de governança em toda a estrutura da administração municipal e contribuir para o alcance dos objetivos estabelecidos pela política municipal.

O Comitê Interno de Governança da Secretaria Municipal de Gestão (CIG/SEMGE) desempenha um papel crucial na implementação das diretrizes de governança dentro da SEMGE. Seus membros são:

• Fernanda da Cunha Ferroni (Diretoria Geral de Governança e Projetos – DGG)
• Diego Edington Argôlo (Diretoria Geral de Gestão de Pessoas – DGP)
• Eleyza Souza Paraguassú (Diretoria Geral de Previdência – DPR)
• Danielle Pereira Nobre (Diretoria Geral de Logística e Patrimônio – DLP)
• Eduardo Mário Araújo Andrade (Coordenadoria Administrativa – CAD/SEMGE)

Esses integrantes trabalham em conjunto para promover uma cultura organizacional alinhada com os princípios da governança pública, implementando boas práticas e garantindo a transparência, integridade e eficiência na gestão dos recursos municipais.

Neste espaço, disponibilizamos documentos e informações relevantes sobre o Comitê Interno de Governança da Secretaria Municipal de Gestão (CIG/SEMGE), como parte do compromisso da SEMGE em promover a transparência e a participação cidadã na gestão pública. Através desses recursos, buscamos fortalecer o diálogo e a colaboração entre os diversos atores envolvidos na construção de uma administração pública cada vez mais eficiente e voltada para o interesse público.

  • DOCUMENTOS CIG-SEMGE
Skip to content