Sobre o uso do Sistema eSalvador

eSalvador é o sistema eletrônico de produção, tramitação, consulta e arquivamento de atos administrativos da Prefeitura. O software, originalmente desenvolvido e implantado em 2020, oferece módulos e funcionalidades para realizar os processos de forma prática e intuitiva, com segurança, economicidade, celeridade e transparência.

Todo servidor pode utilizar o eSalvador, de acordo com as seguintes instruções:

– utilizar o sistema na rede corporativa da Prefeitura ou, quando estiver fora da unidade de trabalho, por meio da rede VPN/acesso remoto em computador pessoal/notebook de uso pessoal ou corporativo (a configuração é intermediada junto ao setor de tecnologia da respectiva secretaria do servidor)*;

– ativar o cadastro no sistema com o e-mail corporativo individual do servidor (a gestão do e-mail corporativo e sua senha é de responsabilidade do setor de tecnologia de sua respectiva secretaria);

– consultar com as áreas de negócios da sua secretaria sobre o tipo de processo a ser criado, conteúdo, anexos e unidades de destino envolvidas na tramitação dos documentos do seu interesse.

eSalvador possui material didático para instruir quem ainda não foi capacitado para seu uso. Informações de treinamento, atendimento ao usuário e mais orientações também podem ser consultadas no Portal eSalvador. Para conhecer, clique aqui.

Importante: o servidor poderá dar entrada em seus processos independente de cadastro no eSalvador. O fato de não ter acesso ativo ou lotação atualizada no sistema não o impede de providenciar a abertura do processo por meio dos setores de atendimentos/protocolos de suas respectivas unidades, contanto que os processos sejam classificados como REQUERENTE – PESSOA FÍSICA: SERVIDOR.

*Servidores com e-mail corporativo do domínio @salvador.ba.gov.br podem configurar a rede VPN com o auxílio do guia ilustrado. Para ler o guia, clique aqui.